INDIVIDUALIZAÇÃO DE HIDRÔMETRO

 O assunto nunca esteve tão em pauta entre síndicos, administradores e condôminos. A água em qualquer condomínio é foco das atenções: o alto consumo a coloca como um dos vilões das taxas condominiais, estando entre os itens de mais alto valor, e a injustiça da cobrança em partes iguais desagrada à maioria dos moradores, onde muitos pagam pelo desperdício de alguns, incentivando a inadimplência e o alto consumo.

O gasto excessivo de água deve ser combatido por representar uma questão de sobrevivência da humanidade. Não faltam dados para mostrar que a água é um bem finito. Segundo um relatório coordenado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), se as medidas urgentes não forem tomadas para implementar o uso racional dos recursos hídricos, até 7 bilhões de pessoas poderão conviver com a falta de água no ano 2050. Como resolver essa triste equação?

O serviço de individualização do hidrômetro demanda planejamento e paciência, pois é necessário envolver todo o condomínio. Mas isso é suplantado pelos benefícios, que surgem imediatamente e duram por toda a vida. E o custo, que pelo valor normalmente demandará uma taxa extra, é pago em curto ou médio prazo pela economia proporcionada.

Mas, quando se trata de individualização o que mais preocupa os síndicos é o transtorno causado pela instalação dos hidrômetros nos apartamentos. O grande desafio da individualização nos prédios antigos é a obra hidráulica, pois é preciso unificar as prumadas. A Athus Engenharia, garante uma obra completa sem quebradeira, ou incômodo para os moradores e custo benefício para os condomínios.

Quais os benefícios deste serviço para os Condomínios?

1). A economia de água por apartamento é o principal benefício da implantação dos hidrômetros individuais. De acordo com algumas empresas do setor, ela chega a até 40% do valor pago.

2). Com o sistema implantado no condomínio, a detecção de vazamentos fica muito mais fácil, já que a empresa responsável pelo serviço monitora o consumo de água todo o tempo.

3). Fica quase impossível fraudar o sistema de abastecimento com os famosos “gatos” com a monitoração por unidade. Qualquer redução brusca de consumo é detectada e analisada.

4). Especialistas afirmam que, em muitos casos, o investimento é pago em dois ou três meses por causa da economia na conta de água.

5). O meio ambiente também ganha, já que os moradores passam a gastar com mais consciência e pensam muito mais, antes de deixar torneiras abertas, por exemplo.

6). A individualização é uma maneira de combater a inadimplência, já que as contas do condomínio vêm todas no mesmo boleto (podem vir em apartado também).

7).  As reuniões de condomínio terão um tema polêmico a menos e, portanto, menos brigas, já que cada um pagará exatamente o que consumiu.